COMO PREVENIR LESÕES NO CROSSFIT?

Olá!


Eu sou a Erika Condoluci, headcoach da Crossfit Hardbreak, localizada em Curitiba.


Hoje vamos trazer um assunto muito importante: como prevenir lesões no Crossfit.


Muito se fala que quem pratica Crossfit, acaba se lesionando uma hora ou outra. Mas essa não é uma característica comum. Assim como em qualquer outra atividade física, o crossfiteiro precisa ficar atento em algumas dicas importantíssimas!

Conheça seus limites durante e entre os treinos

Lição número um: conheça seu corpo! Escute-o e identifique suas limitações. Fique atento(a) entra a diferença de um músculo dolorido e uma dor real, que pode ser o início de uma lesão. Respeito o tempo de descanso estipulado durante os treinos.





Warm Up

O aquecimento precisa ser curto, de intensidade leve a moderada e com movimentos específicos para preparar e proteger seu corpo para o treino.



Mobilidade e flexibilidade

Dedique-se a mobilidade articular e flexibilidade. Você deve preparar seu corpo para receber estímulos diferentes. Se você precisar de uma ajuda extra, procure uma aula específica para seu caso (aqui na Hardbreak temos as clínicas Mobility, por exemplo). É importantíssimo destacar que um bom crossfiteiro deve estar com a mobilidade em dia!



Respeite o Rest Day

Seu corpo precisa de folga! Pra isso existe o REST DAY, geralmente aos domingos. Ele permite que os músculos, ligamentos e articulações se recuperem da alta intensidade de exercícios que você praticou durante a semana.




Escute e converse com seu coach

O seu coach conhece suas limitações. Aprenda com ele a dominar as técnicas, a postura correta dos exercícios e junto com ele descobrir seus limites. Um bom coach saberá adaptar seu treino conforme a necessidade e nível de condicionamento de cada aluno, respeitando sua individualidade, assim evitando lesões.



Ao primeiro sinal de desconforto ou dor intensa, para o exercício imediatamente e avise seu coach, para que ele possa adaptar seu treino. Se a dor persistir, converse com seu coach, que poderá orientar outras atividades com o Pilates (falaremos sobre isso em um próximo post), ou até mesmo o encaminhamento a um fisioterapeuta (temos também dois profissionais disponíveis na Hardbreak).


Espero que estejam gostando de nossas postagens! Dúvidas ou sugestões? Escreve pra gente!


Um abraço e até o próximo post!

Erika


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo