top of page

AFINAL, O QUE É CROSSFIT?

Atualizado: 1 de mar. de 2020

Olá!


Eu me chamo Erika Condoluci e sou a headcoach da Crossfit Hardbreak, localizada em Curitiba.


Muita gente me pergunta sobre o Crossfit, e por isso decidi criar um blog aqui em nosso site e, periodicamente irei trazer informações gerais e detalhadas sobre essa modalidade que vivo e respiro todos os dias. Nada melhor que começar pelo começo e, resumir para vocês: AFINAL, O QUE É CROSSFIT?

O Crossfit surgiu em meados da década de 90 nos Estados Unidos. Os primeiros treinos foram criados pelo então ginasta Greg Glassman, hoje com 63 anos. Glassman estava insatisfeito com os métodos tradicionais de treinamentos físicos e desenvolveu um plano de exercícios funcionais intensos, com o objetivo de não só focar em músculos e regiões específicas, mas no condicionamento do corpo de forma geral. Seu treino foi tão eficaz que ele próprio foi convidado para treinar o Departamento de Polícia de Santa Cruz, na Califórnia.


Greg Glassman, criador do Crossfit



A história inteira dele é bemmm interessante, e eu vou até separar um próximo post só sobre os detalhes de como tudo aconteceu.

O Brasil é o segundo país do mundo onde mais se pratica Crossfit, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.


Como são os treinos?

Começo te dizendo que no Crossfit nunca tem monotonia. Cada semana eu, junto com os demais coaches, montamos um quebra-cabeças do que iremos praticar, para que o treinos não se repitam – cada dia um treino diferente, e que tenhamos certeza de que todas as partes do corpo estão sendo trabalhadas naquele período.


Utilizamos muitos movimentos funcionais, é por isso que vira e mexe você acaba vendo fotos de pessoas carregando pneus, bolas, entre outros. Os treinos são diferentes todos os dias e os exercícios são baseados em ginástica olímpica, atividades de condicionamento metabólico (como corrida, ciclismo e remo) e levantamento de peso.





Os treinos são divididos em três partes: • Aquecimento • Skills (técnicas) • WOD (workout of the day, treino do dia) A primeira parte serve para aquecer o corpo, como deve ser feito em qualquer atividade física que você irá praticar, preparando a musculatura do corpo para as próximas tarefas.


Na segunda parte é onde iremos aprender e aperfeiçoar exercícios que utilizaremos no WOD em seguida, ou em próximos dias. E a terceira parte – e mais esperada – é o treino do dia, onde iremos realizar uma sequência de exercícios (com a técnica correta) com pouco – ou nenhum – intervalo de descanso. As três partes duram cerca de 1 hora.


Mas não precisa de assustar! No Crossfit respeitados os limites de cada um, e por isso realizamos treinos adaptados para cada um. Por isso, existem as categorias RX (avançado), AMADOR (intermediário) e o SCALED (iniciante).


Espero que tenham gostado dessa primeira postagem! Fiquem ligados aqui no nosso blog e em nossas redes sociais, que logo trazemos mais postagens!


Um abraço,

Erika

190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page